quinta-feira, 25 de junho de 2015

Obras no aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, são retomadas


Foi assinada ordem de serviço para retomada das obras no Aeroporto de Vitória.O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, assinaram, nesta quinta-feira (25/06), a ordem de serviço para a retomada das obras no aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória (ES). O investimento será de R$ 523,5 milhões e a conclusão dos trabalhos está prevista para setembro de 2017.

Para o ministro, a retomada dos trabalhos comprova a atenção que a Secretaria de Aviação Civil tem dado à situação do aeroporto. “Como venho afirmando desde o início do ano, Vitória é uma rioridade para o governo federal. A demonstração disso é a nossa vinda aqui para assinar a primeira ordem de serviço para a retomada das obras depois da aprovação do orçamento”, apontou Eliseu Padilha.

Gustavo do Vale acredita que a ampliação do aeroporto vai contribuir para o crescimento da economia do estado. “A nova estrutura permitirá receber 6,5 milhões de passageiros por ano, ampliando a atual capacidade operacional, melhorando o serviço que prestamos aos passageiros e abrindo possibilidades para desenvolver o transporte aéreo, a economia e o turismo do estado do Espirito Santo”, afirma. Atualmente, o aeroporto movimenta 3,5 milhões de viajantes por ano.

Entre as obras previstas está um novo terminal de passageiros, nova pista de pouso e decolagem, que terá 2.058 metros de extensão por 45 metros de largura, capaz de receber aeronaves do tipo 767-300. O prazo de execução das obras é de dois anos e meio. As obras serão realizadas pelo consórcio das empresas Jota Ele, Damiani e EMPO, que venceram a licitação em dezembro de 2014. Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, também estiveram presentes o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o prefeito de Vitória, Luciano Rezende; além de prefeitos de cidades vizinhas. 

Aeroporto Eurico de Aguiar Salles - Vitória


MAIS INVESTIMENTOS


Outras duas obras da Infraero para atender ao novo terminal já estão prontas. Uma delas é a nova torre de controle. A Infraero investiu R$ 16 milhões no projeto da nova torre, que abrigará todos os serviços de navegação aérea (controle de tráfego, meteorologia, informações e telecomunicações aeronáuticas).O outro investimento, de R$ 9,9 milhões, é a nova Seção de Combate a Incêndio (SCI), agora com 2,6 mil m², quase quatro vezes a atual, que conta com 691,7 m². Com essa nova estrutura, a Infraero aprimorou a segurança das operações, com espaço para oito caminhões de combate à incêndio, além da nova localização, permitindo um deslocamento mais ágil em caso de emergência aeronáutica.


HISTÓRICO DAS OBRAS


As obras foram iniciadas em 2005 e o contrato foi rescindido em maio de 2009, após a Infraero acatar acórdão do Tribunal Contas da União (TCU), que passou a reter parte dos valores contratuais. Até a paralisação, foram executados 40% dos serviços. O valor do primeiro contrato era de R$ 337,4 milhões. Em 2012, a Infraero e o consórcio responsável pelo primeiro contrato firmaram um termo de acordo com o objetivo de definir parâmetros e condições para a retomada das obras. Foram assinados dois aditivos ao contrato para atualizar e complementar o projeto executivo e orçamento do novo terminal e da infraestrutura.


Após a complementação dos projetos e orçamento, o material foi enviado ao TCU, que não aprovou a proposta de retomada do empreendimento com o primeiro consórcio construtor e determinou a realização de novo processo licitatório. O novo processo licitatório, realizado nos termos do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), se encerrou no final de 2014 e o consequente contrato foi assinado em fevereiro deste ano com o consórcio Jota Ele/Damiani/Empo, vencedor do processo.


ILS VOLTA A FUNCIONAR


O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês para Instrument Landing System), do aeroporto de Vitória (ES), voltou a ter o seu funcionamento normalizado nesta segunda-feira (22/06). O equipamento estava sem operar desde de dezembro de 2014 devido à interferências eletromagnéticas que estavam prejudicando a qualidade de seu sinal.


O sistema permite maior precisão ao piloto e torre no procedimento de pouso por instrumento das aeronaves, principalmente em dias de mau tempo. Com o ILS do Aeroporto de Vitória em funcionamento é possível reduzir em até 75% o tempo de suspensão das operações em condições meteorológicas adversas. O sistema funciona em outros 35 aeroportos brasileiros e está presente em praticamente todas as capitais.


Fonte: Secretaria de Aviação Civil

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