terça-feira, 25 de agosto de 2015

Comitê estuda ampliar capacidade do aeroporto de Palmas para Jogos Indígenas

Comitê estuda ampliar capacidade do aeroporto de Palmas para Jogos Indígenas
O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas (TO), vai receber, ainda em agosto, visita técnica para medir a capacidade de pista do terminal e avaliar a necessidade de ampliar o número de pousos e decolagens no local, para atendimento aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A capital do Tocantins sedia o evento internacional de 23 de outubro a 1º de novembro.

A decisão foi tomada em reunião do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), grupo formado por vários órgãos do Governo Federal que integram a Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero), coordenada pela Secretaria de Aviação Civil. A comissão da visita técnica será formada por representantes do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), órgão comandado pela Aeronáutica, e da Infraero, responsável pela gestão do aeroporto de Palmas.

Na mesma reunião, a Infraero também solicitou a internacionalização provisória do terminal, no período dos Jogos, para chefes de Estado que acompanharão a competição. Neste caso, a Receita Federal teria, por exemplo, a competência de “alfandegar” o aeroporto, ou seja, implementar de forma temporária a fiscalização aduaneira.

O TRABALHO - O grupo vai avaliar as condições do aeroporto de Palmas para receber os cerca de mil atletas de 24 países que participarão da competição, além dos dez chefes de Estado que, segundo previsão, deverão visitar a cidade durante o evento. Os técnicos do CGNA e da Infraero irão avaliar itens como capacidade do pátio, categoria das aeronaves, visibilidade em situações meteorológicas, direção do vento e qualidade da pista.

As delegações internacionais devem chegar a Palmas para o evento esportivo entre os dias 18 e 20 de outubro, e a abertura do evento será realizada no dia 23. Os competidores desembarcarão no Brasil principalmente por meio dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Belém (PA) – no caso, os indígenas da Guiana Francesa. Apenas a delegação do Paraguai optou por chegar de ônibus à competição, em uma rota que atravessa o Mato Grosso do Sul.

DISPUTAS - As disputas na Vila dos Jogos são divididas em modalidades competitivas, demonstrativas e o chamado “jogo ocidental”. As competitivas são modalidades comuns a todas as delegações, como tiro com arco e flecha, atletismo, arremesso de lança, cabo de força, corrida com toras, lutas corporais, corrida de velocidade rústica e canoagem rústica, além do xikunahati – uma espécie de vôlei disputado em um campo de futebol e onde só se pode tocar a bola com a cabeça. As modalidades demonstrativas serão apresentadas por alguns países, em competições que são tradicionais de cada nação. O “jogo ocidental” é o futebol. 

INFRAESTRUTURA - O aeroporto de Palmas (TO) tem área total construída de 12.300m². No ano passado, 618 mil passageiros passaram pelo terminal. As dimensões da pista de pouso são 45m x 2.500m, com capacidade para operar aeronaves do porte do Boeing 767. O aeroporto tem dois pátios, um para aviação regular e outro para aviação geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário